Matrícula RIO 2021: www.matricula.rio, Inscrição e Resultado

Nos últimos anos, diversas prefeituras tem informatizado serviços que antes só podiam ser realizando indo presencialmente e enfrentando filas. No Rio de Janeiro, por exemplo, já é possível realizar parte da matrícula de crianças e adolescentes online. Esse cadastro pode ser feito por meio do Matrícula Rio 2021, uma plataforma simples e fácil de ser manuseada. Quer saber um pouco mais sobre a Matrícula Rio 2021? Leia o artigo abaixo!

Matrícula RIO 2021

Matrícula RIO 2021


Matrícula Rio 2021

O Matrícula Rio 2021 é uma plataforma da Prefeitura do Rio de Janeiro que permite realizar a matrícula parcial na rede pública de ensino. Esse serviço abrange estudantes pertencentes ao ensino fundamental, médio, educação de jovens e adultos, creches e também educação especial, um segmento voltado para alunos com deficiência.

CONFIRA TAMBÉM:


Quem pode utilizar o Matrícula Rio 2021?

O site deve ser usado para estudantes ou responsáveis que desejam se inscrever na rede pública de ensino. Através dele, os estudantes da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro terão acesso à:

  • EDI / Creche
  • Ensino Fudamental
  • Ensino Médio
  • Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Lembrando que o site pode ser usado tanto para a inscrição quanto para a transferência da matrícula do estudante.


Matrícula Rio 2021 Online Passo a Passo

  1. Primeiramente, acesse o site oficial do Matrícula Rio 2021 pelo seguinte endereço eletrônico: https://matricula.rio/.
  2. No menu, clique em “Faça sua inscrição”.
  3. Selecione uma das opções da vida escolar do seu filho:
    • Estuda ou já estudou em escola ou EDI/Creche públicas da rede municipal do Rio de Janeiro; ou
    • Nunca estudou em nenhuma escola pública municipal do Rio de Janeiro
  4. Informe sobre a série que seu filho ou parente vai estudar em 2021 (esse dado pode ser requisitado na última escola em que seu filho estudou);
  5. Informe todos os dados que forem pedidos selecionando no mínimo 1 no máximo 5 instituições educacionais como opção.
  6. Revise todas os dados preenchidos e, caso estejam corretos, clique na opção “Finalizar inscrição”. Após a finalização, a plataforma irá gerar um número de inscrição.

Após algum tempo, o responsável deve acessar novamente para se informar se foi selecionado para vaga na instituição escolhida. Caso selecionado, a data de comparecimento também poderá ser consultada na plataforma.


Documentos Necessários

Após ser informado sobre a disponibilizado da vaga e data de comparecimento, o responsável deve se dirigir até a instituição educacional escolhida para finalizar a matrícula. Neste caso, é necessário que leve a documentação exigida pelo Matrícula Rio 2021, são elas:

  • Documento de identificação com foto e CPF do estudo e do responsável;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Histórico escolar;
  • Ficha de transferência chancelada pela secretaria da escola.

Para evitar erros, prepare a documentação com antecedência. Desta forma, evita que perca a vaga no Matrícula Rio pela ausência de documentação.


Calendário da Matrícula Rio

Para que aumente suas chances de conseguir uma vaga no Matrícula Rio, é necessário que fique atento ao calendário divulgado pela Prefeitura do Rio de Janeiro para o programa. A data de resultado é divulgada no ato da inscrição ou posteriormente no site.


Resultado da Matricula Rio

O resultado da Matrícula Rio 2021 é divulgado diretamente pelo site do programa. Atualmente, a ordem de divulgação do resultado é segmentado por níveis, como:

  • Matrícula Fácil Educação Especial
  • Transferência e Matrícula Fácil Pré-escola
  • Transferência e Matrícula Fácil Creche
  • Transferência e Matrícula Fácil RJ Ensino Fundamental/EJA.

Para consultar, siga o passo-a-passo:

  1. Acesse o site do Matrícula Rio pelo endereço: https://matricula.rio/index.cfm.
  2. No menu, clique em “veja seu resultado”.
  3. Informe o número de inscrição fornecido no momento da inscrição.

Leave a Reply